ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAME/MA
ANEXOS
ANEXO I DEMONSTRATIVO DOS CARGOS, REQUISITOS, VENCIMENTOS E N.° DE VAGAS |
1. NÍVEL SUPERIOR |
||||||
CÓD |
CARGO |
REQUISITOS |
VENCIMENTO |
VAGA(S) |
||
Professor Nível Superior Licenciatura Plena (5ª a 8ª
série) |
||||||
001 |
Português |
Zona Rural |
Região Pedra Preta / Lagoa
Comprida |
§
Licenciatura
Plena em Letras/Língua Portuguesa. |
R$ 800,00 |
02 |
002 |
Região Lagoa do Cocal |
02 |
||||
003 |
Região Cituza
/ Beira Rio |
02 |
||||
004 |
Região Cocal
dos Cabritos |
02 |
||||
005 |
Matemática |
Zona Rural |
Região Pedra Preta / Lagoa
Comprida |
§
Licenciatura
Plena em Matemática ou Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em
Matemática. |
R$ 800,00 |
02 |
006 |
Região Lagoa do Cocal |
02 |
||||
007 |
Região Cituza
/ Beira Rio |
02 |
||||
008 |
Região Cocal
dos Cabritos |
02 |
||||
009 |
História |
Zona Rural |
Região Cituza
/ Beira Rio |
§
Licenciatura
Plena em História. |
R$ 800,00 |
02 |
2. NÍVEL MÉDIO |
||||||
CÓD |
CARGO |
REQUISITOS |
VENCIMENTO |
VAGA(S) |
||
010 |
Arrecadador de Tributos |
Zona Urbana e Rural |
§
Ensino
Médio completo. |
R$ 400,00 |
02 |
|
011 |
Auxiliar Administrativo |
Zona Urbana |
§
Ensino
Médio completo. |
R$ 300,00 |
24 |
|
012 |
Auxiliar Administrativo com
Habilitação Categoria A |
Zona Urbana |
§
Ensino
Médio completo; §
Carteira
Nacional de Habilitação Categoria A. |
R$ 300,00 |
03 |
|
013 |
Auxiliar de Enfermagem |
Zona Urbana |
§
Ensino
Médio completo; §
Curso
Profissionalizante de Auxiliar de Enfermagem; §
Registro
no Conselho Regional de Enfermagem – COREN. |
R$ 540,00 |
21 |
|
014 |
Digitador |
Zona Urbana |
§
Ensino
Médio completo; §
Curso
Técnico de Digitador. |
R$ 600,00 |
08 |
|
015 |
Fiscal de Urbanismo |
Zona Urbana e Rural |
§
Ensino
Médio completo. |
R$ 400,00 |
01 |
|
016 |
Técnico em Raio X |
Zona Urbana |
§
Ensino
Médio completo; §
Curso
Técnico de Radiologia.. |
R$ 600,00 |
01 |
|
017 |
Professor Nível Médio I (1ª a 4ª série) Professor Nível Médio I (1ª a 4ª série) |
Zona Rural Zona Rural |
Região Pedra Preta / Lagoa
Comprida |
§
Curso
Normal de Nível Médio. §
Curso
Normal de Nível Médio. |
R$ 320,00 R$ 320,00 |
40 |
018 |
Região Lagoa do Cocal |
04 |
||||
019 |
Região Cituza
/ Beira Rio |
34 |
||||
020 |
Região Cajazeiras / Santa Rosa /
Anajá |
23 |
||||
021 |
Região Citema
/ Serra Azul |
09 |
||||
022 |
Região Cocal
dos Cabritos |
18 |
3. NÍVEL FUNDAMENTAL |
||||||
CÓD |
CARGO |
REQUISITOS |
VENCIMENTO |
VAGA(S) |
||
023 |
Copeira |
Zona Urbana |
§
4.ª Série do Ensino Fundamental. |
R$ 300,00 |
07 |
|
024 |
Eletricista |
Zona Urbana e Rural |
§
Ensino
Fundamental Completo; §
Curso
Técnico de Eletricista. |
R$ 400,00 |
02 |
|
025 |
Motorista |
Zona Urbana |
§
4.ª Série do Ensino Fundamental; §
Carteira Nacional de Habilitação Categoria C. |
R$ 500,00 |
05 |
|
026 |
Motorista |
Zona Urbana |
§
4.ª Série do Ensino Fundamental; §
Carteira Nacional de Habilitação Categoria D. |
R$ 500,00 |
02 |
|
027 |
Merendeira |
Zona Rural |
Região Pedra Preta / Lagoa
Comprida |
§
4.ª Série do Ensino Fundamental. |
R$ 300,00 |
06 |
028 |
Região Lagoa do Cocal |
03 |
||||
029 |
Região Cituza
/ Beira Rio |
07 |
||||
030 |
Região Cajazeiras / Santa Rosa /
Anajá |
02 |
||||
031 |
Região Cocal
dos Cabritos |
04 |
||||
032 |
Vigia |
Zona Urbana |
§
4.ª Série do Ensino Fundamental. |
R$ 300,00 |
02 |
|
033 |
Vigia |
Zona Rural |
Região Pedra Preta / Lagoa
Comprida |
§
4.ª Série do Ensino Fundamental. |
R$ 300,00 |
05 |
034 |
Região Lagoa do Cocal |
03 |
||||
035 |
Região Cituza
/ Beira Rio |
05 |
||||
036 |
Região Cajazeiras / Santa Rosa /
Anajá |
01 |
||||
037 |
Região Cocal
dos Cabritos |
03 |
||||
038 |
Zeladora |
Zona Urbana |
§
4.ª Série do Ensino Fundamental. |
R$ 300,00 |
14 |
|
039 |
Zeladora Zeladora |
Zona Rural Zona Rural |
Região Pedra Preta / Lagoa Comprida |
§
4.ª Série do Ensino Fundamental. §
4.ª Série do Ensino Fundamental. |
R$ 300,00 R$ 300,00 |
06 |
040 |
Região Lagoa do Cocal |
05 |
||||
041 |
Região Cituza
/ Beira Rio |
06 |
||||
042 |
Região Cajazeiras / Santa Rosa /
Anajá |
02 |
||||
043 |
Região Cocal
dos Cabritos |
04 |
4. NÍVEL MÉDIO (vagas reservadas aos portadores de deficiência) |
||||||
CÓD |
CARGO |
REQUISITOS |
VENCIMENTO |
VAGA(S) |
||
044 |
Auxiliar Administrativo |
Zona Urbana |
§
Ensino
Médio completo; §
Carteira
Nacional de Habilitação Categoria A. |
R$ 300,00 |
02 |
|
045 |
Auxiliar de Enfermagem |
Zona Urbana |
§
Ensino
Médio completo; §
Curso
Profissionalizante de Auxiliar de Enfermagem; §
Registro
no Conselho Regional de Enfermagem – COREN. |
R$ 540,00 |
02 |
|
046 |
Professor Nível Médio I (1ª a 4ª série) |
Zona Rural |
Região Pedra Preta / Lagoa
Comprida |
§
Curso
Normal de Nível Médio. |
R$ 320,00 |
03 |
047 |
Região Cituza
/ Beira Rio |
02 |
||||
048 |
Região Cajazeiras / Santa Rosa /
Anajá |
02 |
ANEXO II
DESCRIÇÃO
SINTÉTICA DAS ATRIBUIÇÕES
1.
CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
1.1.
Professor Nível Superior Licenciatura Plena (5ª a 8ª série)
Planejar e ministrar aulas de acordo com sua área
específica (Português, Matemática e História), transmitindo os conteúdos
teórico-práticos, através de explicações, dinâmicas de grupo e pesquisas;
realizar avaliação de seus alunos e efetuar toda a escrituração pertinente de
suas atividades pedagógicas.
2.
CARGOS DE NÍVEL MÉDIO
2.1.
Arrecadador de Tributos
Realizar atividades auxiliares com a arrecadação de
tributos municipais; ter noções básicas sobre direito tributário; executar
atividades que envolvam a fiscalização, com respeito à aplicação das leis
relativas à tributação; fazer verificação junto aos contribuintes, visando a perfeita execução da fiscalização tributária; lavrar autos
de infração às normas legais; verificar alvará de localização; executar outras
atividades afins.
2.2.
Auxiliar Administrativo
Realizar tarefas auxiliares, sob supervisão da
chefia imediata, classificando, arquivando e registrando documentos e fichas,
recebendo, estocando e fornecendo materiais, operando equipamentos para reprodução,
datilografia e digitação de documentos em geral.
2.3.
Auxiliar de Enfermagem
Desenvolver, sob a supervisão do Enfermeiro, ações
de enfermagem nos níveis de promoção, proteção, recuperação e de reabilitação
da saúde de indivíduos e/ou grupos sociais excetuando-se as requeridas pelos
pacientes graves e com risco de vida, em instituições de saúde, domicílios,
sindicatos, empresas, associações, escolas, creches e outros.
2.4.
Fiscal de Urbanismo
Fiscalizar o licenciamento das obras iniciadas por
particulares; acompanhar a execução das mesmas para apurar se os regulamentos
municipais estão sendo obedecidos; comunicar a autoridade competente as irregularidades encontradas nas obras visitadas;
verificar a ocupação de prédios construídos, reconstruídos ou que tenham
sofrido obras de vulto, verificar se há observância do horário no fechamento e
abertura do comércio e das escalas de plantão de farmácia e outros
estabelecimentos; verificar a regularidade do licenciamento, trânsito e
estabelecimento de ambulante, feiras livres e mercados; aferir pesos e medidas
usados pelos mesmos; proceder a vistoria de veículos, a fim de verificar as
condições de seguranças dos mesmos e fiscalizar o cumprimento de leis e
posturas a respeito; fazer comunicações e intimações decorrentes de seu
trabalho. Trabalho em contato com o público.
2.5.
Digitador
Operar microcomputador, arquivar documentos, montar
manuais, tabelas, relatórios, operar equipamentos de gravação, transmissão e
reprodução de imagem e som; manter o arquivo de mensagens recebidas e
transmitidas, executar, nas diversas áreas serviços específicos de apoio
administrativo; digitar textos, cartas, ofícios, atas, circulares, tabelas,
gráficos, instruções, normas, memorandos e outros;
operar equipamentos diversos, como máquinas calculadoras, microcomputadores,
processadores de texto, terminais de vídeo e outros; manter organizado o
arquivo, fichários e outros; classificando documentos por matéria, ordem
alfabética ou outro sistema, para possibilitar controle dos mesmos; executar
outras tarefas correlatas.
2.6.
Técnico em Raio X
Executar exames radiológicos, conforme prescrição
médica, posicionando os pacientes de forma adequada; realizar o processamento
de filmes; executar a limpeza da câmara clara, processadora e de ecrans; executar o conjunto de operações necessárias à
impressão, revelação, secagem, fixação e montagem dos filmes de raio x; realizar registros relativos ao seu trabalho; operar
aparelhos portáteis para radiografar pacientes em enfermaria e blocos; operar
raio x com intensificador de imagens; efetuar o controle de estoque de filmes,
contrastes e outros materiais utilizados; registrar o número de radiografias
realizadas, discriminando tipos, regiões e requisitantes a fim de possibilitar
a elaboração do boletim estatístico; zelar pela manutenção e conservação dos
equipamentos utilizados; efetuar serviços de pequena montagem na aparelhagem;
manter a ordem e a higiene no ambiente de trabalho seguindo regulamentos de
segurança; preparar diariamente relatórios dos atendimentos para efeito de
controle; zelar pelo cumprimento das normas fixadas pela Segurança do Trabalho,
bem como adequada utilização, guarda e manutenção dos EPIs
( Equipamento de Proteção Individual); executar outras
tarefas afins.
2.7.
Professor Nível Médio I (1ª a 4ª série)
Planejar e ministrar o ensino das matérias que
compõem as áreas de comunicação e expressão, integração social e iniciação às
ciências, matemática e demais disciplinas do ensino fundamental, nas suas
quatro primeiras séries, transmitindo os conteúdos pertinentes de forma
integrada; realizar avaliações de seus alunos e efetuar toda a escrituração
pertinente a suas atividades pedagógicas.
3.
CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL
3.1.
Copeira
Consultar o cardápio do dia, verificando se os
gêneros alimentícios necessários a sua confecção estão devidamente separados,
orientar seus auxiliares sobre o preparo dos gêneros; supervisionar o preparo
de carnes e vegetais, o andamento das preparações dos cardápios executar os que
julgarem de melhor alvitre; auxiliar de distribuição das preparações;
encaminhar solicitação de gêneros extras, informar a existência de sobras ou
correspondências inesperadas relacionadas com a confecção do cardápio diário;
fiscalizar a limpeza e conservação das instalações, equipamentos e utensílios
utilizados pelo setor; cumprir com as normas estabelecidas pela administração;
zelar pela limpeza e conservação pelo material de setor; executar outras
atividades exigidas pela municipalidade, dentro de sua área de atribuições.
3.2.
Eletricista
Exercer atividades com serviço de manutenção da
rede elétrica nas dependências dos Órgãos Municipais, motores, aparelhos
elétricos, equipamentos da rede telefônica e de computação. Executar outras
atividades correlatas.
3.3.
Merendeira
Consultar o cardápio do dia, verificando se os
gêneros alimentícios necessários a sua confecção estão devidamente separados,
preparar e orientar seus auxiliares sobre o preparo dos gêneros; supervisionar
o preparo de carnes e vegetais, o andamento das preparações dos cardápios
executar os que julgarem de melhor alvitre; auxiliar de distribuição das
preparações; encaminhar solicitação de gêneros extras, informar a existência de
sobras ou correspondências inesperadas relacionadas com a confecção do cardápio
diário; cuidar da limpeza e conservação das instalações, equipamentos e
utensílios utilizados pelo setor; cumprir com as normas estabelecidas pela
administração; zelar pela limpeza e conservação pelo material de setor;
executar outras atividades exigidas pela municipalidade, dentro de sua área de
atribuições.
3.4.
Motorista
Dirigir veículos leves e pesados (automóveis,
ônibus, caminhões, carretas e outros correlatos), para o transporte de pessoas
e materiais; examinar diariamente as condições de funcionamento de veículos,
abastecendo-o regulamente e providenciando a sua manutenção.
3.5.
Vigia
Efetuar rondas de inspeção pelo prédio e
imediações, examinando portas, janelas e portões para segurar-se de que estão
devidamente fechados, atentando para eventuais normalidades; impedir a entrada
no prédio e áreas adjacentes, de pessoas estranhas e sem autorização, fora do
horário de trabalho, convidando-as a se retirarem com medidas de seguranças;
comunicar a chefia imediata qualquer irregularidade ocorrida durante seu
plantão, para que sejam tomadas as devidas providências; zelar pelo prédio e
suas instalações: jardins, pátio, cercas, muros, portões, sistema elétrico e
hidráulico, tomando as providências que fizerem necessárias para evitar roubos,
prevenir incêndios e outros danos; controlar movimentação de pessoas, veículos,
bens matérias, etc; atender e prestar informações ao público; atender e efetuar
ligações telefônicas quando necessárias; deter elementos suspeitos com uso de
tóxicos, tentativa de furto, atos obscenos, vandalismos, segurando os mesmos
até a chegada da autoridade competente ou ainda, encaminhar até a Delegacia de
Polícia; deter menores infratores encaminhando ao Conselho Tutelar; executar
outras tarefas correlatas.
3.6.
Zeladora
Executar todas as atividades relacionadas com
faxina, limpeza e conservação dos recintos de trabalho; coletar, acondicionar e
recorrer o lixo dos recintos de trabalho; auxiliar no preparo
da merenda escolar; executar outras atividades correlatas.
ANEXO III DEMONSTRATIVO DAS MODALIDADES DE PROVA, N.° DE QUESTÕES E
TOTAL DE PONTOS |
1. NÍVEL SUPERIOR |
|||
CARGO |
MODALIDADES DE PROVA |
QTD. QUESTÕES |
TOTAL DE PONTOS |
Professor
Nível Superior Licenciatura Plena (5ª a 8ª série):
§
Português
§
Matemática
§
História |
1. PROVA OBJETIVA
1.1.
Língua Portuguesa
1.2.
Fundamentos da Educação
1.3.
Conhecimentos Específicos |
40 10 10 20 |
100,00 25,0 25,0 50,0 |
2. NÍVEL MÉDIO |
|||
CARGO |
MODALIDADE DE PROVA |
QTD. QUESTÕES |
TOTAL DE PONTOS |
Arrecadador
de Tributos Auxiliar
Administrativo Auxiliar
de Enfermagem Fiscal de
Urbanismo Técnico
em Raio X |
1. PROVA OBJETIVA: 1.1. Língua Portuguesa 1.2. Matemática 1.3. Conhecimentos
Específicos |
40 10 10 20 |
100,0 25,0 25,0 50,0 |
Digitador |
1. PROVA OBJETIVA: 1.1. Língua Portuguesa 1.2. Matemática 1.3. Conhecimentos Específicos 2. PROVA PRÁTICA |
40 10 10 20 – |
100,0 25,0 25,0 50,0 100,0 |
Professor Nível Médio I (1ª a 4ª série) |
1. PROVA OBJETIVA:
1.1.
Língua
Portuguesa
1.2.
Matemática
1.3.
Fundamentos da Educação
1.4.
Conhecimentos Específicos |
40 09 08 08 15 |
100,0 22,5 20,0 20,0 37,5 |
3. NÍVEL FUNDAMENTAL |
|||
CARGO |
MODALIDADE DE PROVA |
QTD. QUESTÕES |
TOTAL DE PONTOS |
Copeira Merendeira Motorista Vigia Zeladora |
1. PROVA OBJETIVA: 1.1. Língua Portuguesa 1.2. Matemática 1.3. Conhecimentos Específicos |
40 10 10 20 |
100,0 25,0 25,0 50,0 |
Eletricista |
1. PROVA OBJETIVA: 1.1. Língua Portuguesa 1.2. Matemática 1.3. Conhecimentos Específicos 2. PROVA PRÁTICA |
40 10 10 20 –– |
100,0 25,0 25,0 50,0 100,0 |
ANEXO IV
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
DAS PROVAS
1. CARGOS
DE NÍVEL SUPERIOR
1.1. CARGO: PROFESSOR NÍVEL SUPERIOR LICENCIATURA PLENA (5ª a 8ª série)
1.1.1. PROVA OBJETIVA = 40 questões
1.1.1.1. Língua Portuguesa = 10 questões
Compreensão
e interpretação de textos. Textualidade: processos de coerência e coesão,
tipologia textual. Variação lingüística: emprego da linguagem formal e da
informal. Morfossintaxe: emprego das classes de palavras, sintaxe do período
composto: coordenação e subordinação, sintaxe das relações: concordância
nominal e verbal, regência nominal e verbal, ocorrência de crase. Pontuação.
Ortografia Oficial. Acentuação gráfica das palavras. Linguagem e suas funções.
1.1.1.2. Fundamentos da Educação = 10 questões
Correntes
e tendências da educação: Tradicionais e Progressistas. A função social da
escola. O processo ensino-aprendizagem nas teorias pedagógicas: Tradicional,
Tecnicista, Progressista e Construtivista. Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional nº 9.394/96. Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino
Fundamental. Desafios da Educação Brasileira: analfabetismo, evasão e
repetência, qualidade do ensino, formação e valorização do professor.
1.1.1.3. Conhecimentos Específicos = 20 questões
1.1.1.3.1. Professor Nível Superior Licenciatura Plena (5ª a 8ª série) – Português
Linguagem,
língua e fala. O signo lingüístico. Norma culta e variações lingüísticas –
língua oral x língua escrita. Funções da linguagem. Análise morfológica das
classes gramaticais. Processos de formação de palavras em português.
Textualidade: coesão e coerência. Coesão e articulação sintático-semântica:
frase, oração e período. Estrutura do período simples e composto: aspectos
morfossintáticos e semânticos. Sintaxe de colocação, concordâncias verbal e
nominal, regências verbal e nominal, crase. Noções estilístico-semânticas:
homonímia, paronímia, sinonímia, polissemia e revisão
de figuras de linguagem. Produção de Texto: Texto literário x texto
não-literário (carta, resenha, paráfrase, texto publicitário, texto
informativo, texto poético). Noção de discurso. Tipos de discurso: discurso
direto, indireto e indireto-livre. Caracterização dos discursos descritivo e
narrativo. Estrutura de narrativa: tempo, espaço, ação, personagem, foco narrativo.
Articulação entre as partes do texto dissertativo: tese, argumento e conclusão.
A natureza lógica do discurso argumentativo: relações de implicação (causa e
efeito/um fato e sua condição/premissas e sua conclusão, etc.). Literatura
Brasileira: Introdução à Teoria Literária: conceito de Literatura e gêneros
literários. Intertextualidade: diálogo entre signos/paráfrase/paródia. Noções
de versificação: denotação e conotação. Linguagem figurada (figuras de
palavras, figuras de pensamento e figuras de construção).
1.1.1.3.2. Professor Nível Superior Licenciatura Plena (5ª a 8ª série) – Matemática
Aritmética:
Razões e Proporções; Regra de Três; Porcentagem; Juros; Representação decimal
de número real; Potenciação e Radiciação;. Álgebra: Função: Função injetora;
Função sobrejetora; Função bijetora; Função
crescente; Função decrescente; Função par; Função ímpar; Função composta;
Inversa de Função; Representação Gráfica de uma Função (Gráficos); Funções
Polinomiais; Estudo completo das funções polinomiais de 1º e 2º graus; Funções
modulares; Funções exponenciais e Funções logarítmicas. Equações e Inequações de 1º e 2º graus, modulares, exponenciais e
logarítmicas; Sistemas de equações lineares: Resolução e Discussão. Análise
Combinatória: Princípio Fundamental da Contagem; Arranjos, Combinações e
Permutações Simples e com Repetição. Probabilidade: Conceito e Cálculo; Adição
e Multiplicação de Probabilidades; Dependência de Eventos; Matrizes: Conceito,
Propriedades e Operações. Determinantes: Conceito, Cálculo e Propriedades. Progressões:
Progressões Aritmética e Geométrica, com seus conceitos, propriedades e adição
de termos. Polinômios e equações polinomiais: adição, multiplicação e divisão
de polinômios; Fatoração de polinômios; Raízes de equações polinomiais; Teorema
de D’alembert; Dispositivos práticos de Briot-Ruffini. Geometria Euclidiana Plana: Conceitos
primitivos e postulados; Ângulos; Triângulos; Quadriláteros e polígonos;
Congruência de triângulos; Teorema do ângulo externo e suas conseqüências;
Teorema de Tales; Semelhança de triângulos; Relações métricas no triângulo;
Relações métricas em triângulos; Áreas de figuras planas poligonais e
circulares. Geometria Espacial: Conceitos Primitivos e Postulados; Poliedros;
Cálculo de Superfície e volume dos principais Sólidos Geométricos;
Trigonometria: Medidas de ângulos; Medidas de arcos; Funções Trigonométricas.
Geometria Analítica Plana: Estudo do Ponto, da Reta, da Circunferência e das
Cônicas. Noções de Estatística: Medidas de posição e dispersão, Distribuição de
Freqüências e Gráficos.
1.1.1.3.3. Professor Nível Superior Licenciatura Plena (5ª a 8ª série) – História
Introdução
à História: Conceito, Periodização, Fontes Históricas. Idade Antiga:
Antigüidade Clássica: Grécia: Origem e Localização, Período Homérico, Período
Arcaico, Período Clássico, Período Helenístico, Cultura, Filosofia, Ciência e
Religião. Roma: Origem e localização, Monarquia, República, Império, A Crise do
Império Romano do Ocidente: Cultura, Filosofia, Ciência, Religião e Direito.
Idade Média: A Formação dos reinos
bárbaros, A Expansão do Cristianismo, O Reino Franco, As Invasões do século IX,
O Feudalismo, A Igreja na estrutura medieval, Cultura. Filosofia e Ciência na
Idade Média, A Baixa Idade Média, A Expansão Comercial e as Cruzadas, Formação
das Monarquias Nacionais. A Crise Geral. Idade Moderna: Humanismo e
Renascimento Cultural, O Cenário Europeu, O Renascimento nas Artes e nas
Ciências, A expansão do Renascimento, Reforma e Contra-Reforma, A Europa
Ocidental no século XVI, Luteranismo, Calvinismo, Anglicanismo, Contra-Reforma,
Os Estados Nacionais e o Absolutismo Monárquico, As características gerais, Os
teóricos do Absolutismo. Os casos: português, espanhol, francês e inglês. O
expansionismo marítimo e comercial, O mercantilismo, O expansionismo português,
O expansionismo espanhol, As expansões tardias, O Antigo Sistema Colonial:
estrutura e funcionamento. Lutas e conquistas políticas brasileiras nos
diversos períodos históricos. A construção da identidade nacional.
2. CARGOS
DE NÍVEL MÉDIO
2.1. CARGOS: ARRECADADOR DE TRIBUTOS, AUXILIAR ADMINISTRATIVO, AUXILIAR DE ENFERMAGEM, DIGITADOR, FISCAL DE URBANISMO e TÉCNICO EM RAIO X.
2.1.1. PROVA OBJETIVA = 40 questões
2.1.1.1. Língua Portuguesa = 10 questões
Compreensão
e interpretação de textos. Textualidade: processos de coerência e coesão,
tipologia textual. Variação lingüística: emprego da linguagem formal e da
informal. Morfossintaxe: emprego das classes de palavras, sintaxe do período
composto: coordenação e subordinação, sintaxe das relações: concordância
nominal e verbal, regência nominal e verbal, ocorrência de crase. Pontuação.
Ortografia Oficial. Acentuação gráfica das palavras. Linguagem e suas funções.
A ortografia e a produção textual. Organização da frase e sua pontuação; Ouvir,
falar, ler e escrever. O cotidiano e a linguagem figurada. Concordância Nominal
e Verbal a partir das variantes lingüísticas. A oralidade e a Escrita.
Comunicação verbal e não-verbal; A intertextualidade: Tipos de composição. O
texto informativo e o texto literário. Erro e estilística
2.1.1.2. Matemática = 10 questões
Números
inteiros: operações e propriedades; múltiplos e divisores; Máximo Divisor Comum
e Mínimo Múltiplo Comum; problemas. Números racionais: operações e
propriedades; problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Números e
grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão proporcional; regra de
três (simples e composta); porcentagem e juros simples; Sistemas de Medidas
decimais e não decimais. Funções do 1° e 2° graus: Conceito, gráfico,
propriedades e raízes. Análise Combinatória: Princípio Fundamental da Contagem;
Arranjos, Combinações e Permutações Simples e com Repetição. Probabilidade:
Conceito e Cálculo; Adição e Multiplicação de Probabilidades; Dependência de
Eventos. Geometria Euclidiana Plana: Conceitos primitivos; Ângulos; Triângulos;
Quadriláteros e polígonos; Teorema de Tales; Semelhança de triângulos; Relações
métricas no triângulo retângulo; Áreas de figuras planas poligonais e
circulares. Geometria Espacial: Cálculo de Superfície e volume dos principais
Sólidos Geométricos. Progressões: Progressões Aritmética e Geométrica, com seus
conceitos, propriedades e adição de termos. Noções de Estatística: Médias,
Distribuição de Freqüências e Gráficos.
2.1.1.3. Conhecimentos Específicos = 20 questões
2.1.1.3.1. Arrecadador de Tributos
Constituição Federal: Título
VI, Capítulo I – Do Sistema Tributário Nacional arts
145 a 162. Tributos: conceitos, espécies (impostos, taxas, contribuição de
melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais). Impostos
Municipais: incidência, sujeito passivo e fato gerador. Obrigação Tributária:
elementos, obrigação tributária principal e acessória, fato gerador da
obrigação tributária, sujeito ativo e passivo da obrigação tributária. Dívida
Ativa do Município. Contabilidade Geral: conceitos, objeto e patrimônio.
Inventários, escrituração e levantamento do balanço patrimonial das empresas
privadas. Problemas contábeis comerciais básicos: método de
escrituração, lançamentos contábeis, formulas de lançamentos, diário,
razão e livros auxiliares. Conta: conceito, débito, crédito, saldo e plano de
contas. Regimes Contábeis: competência do exercício e regime de caixa. Técnicas
contábeis: estruturação contábil, demonstrações contábeis, auditoria e análise
de balanços. Apuração de resultado do exercício, apuração e apropriação de
custos, operações financeiras, disponibilidade, reservas e provisões,
amortização e depreciação. Demonstrações contábeis de acordo com a Lei das
Sociedades Anônimas.
2.1.1.3.2. Auxiliar de Administração
Planejamento: programação de
trabalho. Organização de tarefas, conceito de autoridade e responsabilidade;
Direção: relacionamento interpessoal, comunicação, motivação e liderança;
Controle: tipos de controle; Organização de Arquivos. Noções gerais sobre
elaboração de documentos (quadros demonstrativos, orçamentos, tabelas,
relatórios, cartas). Noções de informática: sistema operacional Windows, Word
2000, Excel 2000. Noções de software e hardware. Conceitos e serviços
relacionados à internet e a correio eletrônico.
2.1.1.3.3. Auxiliar de Enfermagem
Conceituação e
descentralização do Sistema Único de Saúde. Saúde e Humanização. Programa de
Saúde da Família: conceitos, estruturas e protocolos básicos. Lei Federal 8080,
de 19.09.90, Lei Federal 8142, de 28.12.90. Código de ética profissional.
Demais leis que regulamentam o exercício profissional. Conceitos básicos:
higiene, esterilização, assepsia, anticepsia. Noções
de ética no relacionamento com o paciente. Noções básicas sobre sinais vitais:
pressão arterial, respiração, temperatura. Preparo de bandejas para procedimentos
médicos ambulatoriais. Manuseio de
aparelhos de diagnóstico-tensiometro-eletrograma.
Noções básicas de curativos. Aplicação de injeção: técnicas. Noções básicas
sobre vacinas. Conhecimentos sobre formulários clássicos dos prontuários e
papeletas médicas. Noções sobre uso inadequado de medicamentos – erros
técnicos. Noções elementares sobre sistemas e aparelhos do corpo humano. Noções
elementares de anatomia humana.
2.1.1.3.4. Digitador
Sistema Operacional WINDOWS
98,Windows 2000 e Windows XP Professional:conceitos básicos;filosofia de
funcionamento; configuração de ambiente;manipulação de arquivos.editor de
textos microsoft WORD e/ou versões
superiores:manipulação de arquivos (abrir, salvar, visualizar impressão, etc);
digitação de textos; formatação de textos (fonte, parágrafos, bordas,
marcadores, números de páginas, notas de
rodapé, quebras de página, colunas, figuras, etc.); comandos de edição
(localizar, substituir, etc.); ferramentas de ortografia, gramática e autocorreção. Planilha Eletrônica Microsoft Excel e/ou
versões superiores: manipulação de arquivos (abrir, salvar, visualizar
impressão ,etc);digitação de dados; utilização de fórmulas e funções;formatação
de dados (células, linhas, colunas, planilha, fonte, parágrafos, bordas,
classificação, filtros, etc.); comandos de edição (localizar, substituir,
etc.); verificação de ortografia; criação de gráficos; Importação de dados
externos. Editor de Imagens Corel Draw:
manipulação de arquivos (abrir, salvar, visualizar impressão, etc); criação e
importação de imagens; manipulação de atributos de arquivos de imagens. Sistema
Operacional DOS: manipulação de arquivos (salvar, excluir, renomear,
verificar atributos, etc). Verificação de diretórios.
2.1.1.3.5. Fiscal de Urbanismo
Licenciamento dos
estabelecimentos industriais e comerciais e prestadores de serviços.
Fundamentos técnicos e legais da construção civil. Auto de infração. Auto de
apreensão. Tributos municipais. Noções de direito municipal. Saúde Pública.
Inspeção Sanitária. Ações preventivas, regulamentadoras, fiscalizadoras e
punitivas. Problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da
circulação de bens e serviços de interesse da saúde.
2.1.1.3.6. Técnico de Raio X
Efeitos biológicos das radiações
em meios de proteção; Processamento de filmes radiológico; Identificação dos
equipamentos radiológicos, seus componentes e acessórios, utilizados e
funcionamento; Anatomia e técnicas radiológicas: crânio,
mastóides e sela turca, coluna cervical, torácica, lombo-sacra
e do cóccix, bacia e articulações locais, membros inferiores e superiores,
tórax, abdome; Atitude ética e profissional do Técnica em Radiologia;
Legislação do Sistema Único de Saúde – SUS.
2.2. CARGO: PROFESSOR NÍVEL MÉDIO I (1ª a 4ª série)
2.2.1. PROVA OBJETIVA = 40 questões
2.2.1.1. Língua Portuguesa = 09 questões
Compreensão
e interpretação de textos. Textualidade: processos de coerência e coesão,
tipologia textual. Variação lingüística: emprego da linguagem formal e da
informal. Morfossintaxe: emprego das classes de palavras, sintaxe do período
composto: coordenação e subordinação, sintaxe das relações: concordância
nominal e verbal, regência nominal e verbal, ocorrência de crase. Pontuação.
Ortografia Oficial. Acentuação gráfica das palavras. Linguagem e suas funções.
A ortografia e a produção textual. Organização da frase e sua pontuação; Ouvir,
falar, ler e escrever. O cotidiano e a linguagem figurada. Concordância Nominal
e Verbal a partir das variantes lingüísticas. A oralidade e a Escrita.
Comunicação verbal e não-verbal; A intertextualidade: Tipos de composição. O
texto informativo e o texto literário. Erro e estilística
2.2.1.2. Matemática = 08 questões
Números
inteiros: operações e propriedades; múltiplos e divisores; Máximo Divisor Comum
e Mínimo Múltiplo Comum; problemas. Números racionais: operações e propriedades;
problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Números e grandezas
proporcionais: razões e proporções; divisão proporcional; regra de três
(simples e composta); porcentagem e juros simples; Sistemas de Medidas decimais
e não decimais. Funções do 1° e 2° graus: Conceito, gráfico, propriedades e
raízes. Análise Combinatória: Princípio Fundamental da Contagem; Arranjos,
Combinações e Permutações Simples e com Repetição. Probabilidade: Conceito e
Cálculo; Adição e Multiplicação de Probabilidades; Dependência de Eventos.
Geometria Euclidiana Plana: Conceitos primitivos; Ângulos; Triângulos;
Quadriláteros e polígonos; Teorema de Tales; Semelhança de triângulos; Relações
métricas no triângulo retângulo; Áreas de figuras planas poligonais e circulares.
Geometria Espacial: Cálculo de Superfície e volume dos principais Sólidos
Geométricos. Progressões: Progressões Aritmética e Geométrica, com seus
conceitos, propriedades e adição de termos. Noções de Estatística: Médias,
Distribuição de Freqüências e Gráficos.
2.2.1.3. Fundamentos da Educação = 08 questões
Tendências
pedagógicas na prática escolar: tradicionais e progressistas. A função social
da escola. O processo ensino-apredizagem nas teorias
– pedagógicas: tradicional, tecnicista, progressista e construtivista. O
professor e o Projeto Político- Pedagógico da Escola. A sala de aula e a
prática pedagógica: currículo escolar, planejamento e avaliação, interação
professor/aluno, recursos didáticos, A Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional n° 9.394/96: histórico, princípios, educação básica. Os Parâmetros
Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Desafios da Educação Brasileira:
analfabetismo, evasão, repetência e qualidade do ensino. Projeta Escola Nova /
Ativa.
2.2.1.4. Conhecimentos Específicos = 15 questões
Ciências: Terra: o lugar da vida; Diversidades da vida e de ambientes; Recursos da
litosfera; Lixo e reciclagem; Alimentos, distribuição, preparação e
conservação; O ar e a água.
Geografia: O papel do trabalho na transformação da natureza. Os espaços urbano e
rural no Brasil. A tecnologia e as paisagens urbanas e rurais. A cartografia
como instrumento na aproximação dos lugares. Pluralidade cultural: povos e
etnias. Conservação do meio-ambiente. O espaço geográfico brasileiro e
maranhense: localização, situação, relevo, solo, clima, vegetação e
hidrografia. Atividades produtivas: agropecuária, agro-industria,
industrialização, urbanização e prestação de serviços.
História: Construção da identidade nacional. Organização social e política do
Brasil. O conhecimento histórico: características e importância social. O
expansionismo português. Lutas e conquistas políticas brasileiras nos diversos
períodos históricos.
3. CARGOS
DE NÍVEL FUNDAMENTAL
3.1. CARGOS: COPEIRA, ELETRICISTA, MERENDEIRA, MOTORISTA, VIGIA e ZELADORA.
3.1.1. PROVA OBJETIVA = 40 questões
3.1.1.1. Língua Portuguesa = 10 questões
Leitura
e compreensão de textos. Ortografia.
3.1.1.2. Matemática = 10 questões
Sistema
de Numeração Decimal. Números Naturais: operações e propriedades; múltiplos e
divisores; Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum; problemas. Números
racionais: operações e propriedades; problemas. Sistemas de Medidas decimais e
não decimais. Noções de Geometria: Ângulos, Triângulos, Quadriláteros,
polígonos e Circunferência; Áreas de figuras retangulares.
3.1.1.3. Conhecimentos Específicos = 20 questões
3.1.1.3.1. Copeira
Noções
sobre Alimentação e Nutrição: importância da alimentação; alimentos e
nutrientes: definição, classificação, funções e fontes; grupos básicos de
alimentos; leis da alimentação; alimentação saudável – preservação da saúde;
hábitos e tabus alimentares; erros alimentares e suas conseqüências; principais
dietas; contaminação dos alimentos: Fontes e tipos de contaminação; bactérias e
toxinfecções alimentares; alimentos de alto risco;
intoxicação alimentar; como evitar a multiplicação de bactérias; manipulação
dos alimentos: o manipulador; limpeza e desinfecção; higiene pessoal; higiene
ambiental – áreas, equipamentos e utensílios; lixo e água; controle integrado
de pragas. higiene dos alimentos: Seleção e recepção; armazenamento;
conservação – métodos; cuidados no preparo; cuidados no servir; técnicas
dietéticas: pré-preparo de alimentos; preparo e cocção de alimentos;
aproveitamento dos alimentos; organização do ambiente de trabalho: cozinha;
refeitório; cantina.; planejamento das atividades: rotinas diárias – observação
do cardápio, horário, distribuição; aceitabilidade; segurança do trabalho na
cozinha: quedas; queimaduras; cortes; fraturas e torções; choques elétricos.
3.1.1.3.2. Eletricista
Medidas
elétricas: corrente, tensão e resistência. Associação de resistores: circuitos
em série, paralelo e misto. Resistividade: condutores, isolantes e resistores,
Lei de Ohm. Potência elétrica.
3.1.1.3.3. Merendeira
Alimentação Escolar; introdução; Programa Nacional de Alimentação Escolar; Objetivos do Programa; Gestão de recursos – tipos: centralizado, escolarizado e terceirizado; A merendeira - papel na escola, atribuições. Benefícios para o escolar; noções sobre Alimentação e Nutrição: importância da alimentação; alimentos e nutrientes: definição, classificação, funções e fontes; grupos básicos de alimentos; leis da alimentação; alimentação saudável – preservação da saúde; hábitos e tabus alimentares; erros alimentares e suas conseqüências; principais dietas; contaminação dos alimentos: Fontes e tipos de contaminação; bactérias e toxinfecções alimentares; alimentos de alto risco; intoxicação alimentar; como evitar a multiplicação de bactérias; manipulação dos alimentos: o manipulador; limpeza e desinfecção; higiene pessoal; higiene ambiental – áreas, equipamentos e utensílios; lixo e água; controle integrado de pragas; higiene dos alimentos: Seleção e recepção; armazenamento; conservação – métodos; cuidados no preparo; cuidados no servir; técnicas dietéticas: pré-preparo de alimentos; preparo e cocção de alimentos; aproveitamento dos alimentos. organização do ambiente de trabalho: cozinha; refeitório; cantina; planejamento das atividades: rotinas diárias – observação do cardápio, horário, distribuição; aceitabilidade; segurança do trabalho na cozinha: quedas; queimaduras; cortes; fraturas e torções; choques elétricos.
3.1.1.3.4. Motorista
Legislação
de trânsito: regras gerais de circulação, regra de ultrapassagem, regra de
mudança de direção, regra de preferência, velocidade permitida, classificação
das vias, deveres e proibições, infrações básicas para a apreensão de
documentos de habilitação, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito,
infrações básicas para a cassação de documentos de habilitação, principais
crimes e contravenções de trânsito, conhecimento de sinais sonoros e gestos de
Agentes de Trânsito, tipos de
sinalização, placas de regulamentação, advertência e indicação, sinais
luminosos, conhecimento de defeitos simples do motor, procedimento correto para
economizar combustível, cuidados necessários para conservar o veículo em boas
condições mecânicas, sistema de freios, defeitos simples do sistema elétrico,
porte de documentos obrigatórios do veículo e do condutor.
3.1.1.3.5. Vigia
Noções
de higiene e segurança individual, coletiva e de instalações. Proteção contra
acidentes de trabalho e choques elétricos. Relações Humanas. Ética no serviço
público. Trabalho em equipe. Relacionamento interpessoal. Comportamento
profissional: atitudes no serviço, qualidade no atendimento ao público,
comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza,
eficiência, tolerância, discrição, conduta, objetividade e comportamento frente
a situações-problema. Noções de cidadania. Zelo e Guarda do Patrimônio
Municipal.
3.1.1.3.6. Zeladora
Noções
de higiene e segurança individual, coletiva e de instalações. Proteção contra
acidentes de trabalho e choques elétricos. Relações Humanas. Ética no serviço
público. Trabalho em equipe. Relacionamento interpessoal. Comportamento
profissional: atitudes no serviço, qualidade no atendimento ao público,
comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza,
eficiência, tolerância, discrição, conduta, objetividade e comportamento frente
a situações-problema. Noções de cidadania.
ANEXO V
MODELO
DE REQUERIMENTO PARA ATENDIMENTO DIFERENCIADO
REQUERIMENTO
À Coordenação de Concurso,
____________________________________________________________________,
candidato inscrito para o Concurso Público para Provimento de Cargo Efetivo do
Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Arame/MA, Inscrição n.º
_________________________, residente no(a)
_________________________________________________, n.º ________, bairro
________________________________, cidade __________________________, fone
(____) _____________________________, requer que lhe disponibilizado
atendimento diferenciado para fazer as provas do referido Concurso, conforme
atestado médico anexo.
Atendimento diferenciado requerido:
_____________________________________
__________________________________________________________________________.
Termos em que pede e aguarda deferimento.
Arame/MA, ________ de ______________ de
2006.
________________________________________________
Assinatura
RG:____________________________
CPF:___________________________