Disciplinas
I – Sociologia do Esporte
EMENTA: O esporte em suas dimensões social, política e cultural. A gênese do esporte moderno. As diferentes modalidades esportivas (coletivas e individuais). As relações entre esporte e sociedade. Esporte e identidades (nacionalismo, gênero, etnia).
II – A natureza discursiva do Jornalismo
EMENTA: Conceito de Jornalismo. Jornalismo e discurso social. Teorias do Jornalismo. A singularidade do discurso jornalístico. Critérios de noticiabilidade. A natureza do Jornalismo Esportivo no contexto do Jornalismo Especializado.
III – Coordenação e Gestão de Equipes de Esportes
EMENTA: Gestão de Pessoas, Liderança e Planejamento. Organização de equipe esportiva. Funções profissionais do jornalismo esportivo. Preparação de transmissões ao vivo. Manual de Esportes. Avaliação de resultados.
IV – A dimensão textual do Jornalismo Esportivo: redação e uso de Inteligência Artificial
EMENTA: Os gêneros jornalísticos. Técnicas de produção textual de acordo com as especificidades dos gêneros. O lead e a pirâmide invertida. A narrativa jornalística. A fotografia esportiva. Inteligência Artificial na produção de textos e imagens.
V – Jornalismo Esportivo na esfera digital: podcasts e canais de vídeo
EMENTA: Teoria e técnica para podcasts e videocasts; Convergência e multimidialidade no Jornalismo. Narrativas transmídia e crossmídia. Noções de hipermídia. Uso de mídias sociais. Análise e monitoramento de mídias sociais.
VI – Jornalismo Esportivo na TV e no Rádio
EMENTA: A linguagem radiofônica e televisiva. O texto para TV. O texto para rádio. Postura diante das câmeras e microfones. Formatos de jornalismo para TV e rádio. A gravação no rádio e TV. Coberturas ao vivo.
VII – Jornalismo de Dados na cobertura esportiva
EMENTA: Conceito e aplicações do Jornalismo de Dados. A pauta no Jornalismo de Dados. Construção e desenvolvimento de base de dados. Extração e análise de dados. Infografia. Lei de Acesso à Informação. Lei Geral de Proteção de Dados.
VIII – Legislação e Ética no Jornalismo e Direito Esportivo
EMENTA: Ética e moral como categorias filosóficas. Legislações voltadas ao jornalismo. A liberdade de imprensa e de expressão. Relação jornalista-fonte. A responsabilidade da opinião no jornalismo. Bases do Direito Esportivo.
IX - Marketing Esportivo, Assessoria de Imprensa e Gestão de Crise
EMENTA: Noções de marketing. Aplicações do marketing no esporte. Licenciamento de marcas. O patrocínio no esporte. Organização e administração de eventos esportivos. O papel do assessor de imprensa. Gestão de crise.
X – Produção e Inovação ou Atividades Práticas Supervisionadas
EMENTA: Conceito de ciência. A linguagem científica. Elementos da pesquisa científica. Formulação do projeto de pesquisa e do trabalho de conclusão de curso. Tipos de pesquisa e metodologias. Projetos experimentais.
Metodologia e Avaliação
Aulas expositivas-dialogadas. Metodologia ativa, com protagonismo do aluno. Trabalhos e exercícios em grupo. Atividades práticas. Visitas técnicas. Seminários. Realização de lives e eventos remotos. Ao final de cada módulo, o aluno deverá se submeter à atividade avaliativa, de natureza a ser definida pelo professor da disciplina (prova ou trabalho). Para a obtenção do grau de especialista, o aluno deverá atingir, pelo menos, 75% de frequência nas aulas, e realizar atividade de conclusão de curso, entre as opções abaixo:
a) a) Produção e Inovação: artigo científico com 15 páginas ou projeto experimental com produção de relatório de 7 páginas
b) b) Atividades Práticas Supervisionadas: realização de atividades junto a empresa de comunicação conveniada (o aluno deve buscar a empresa e informar ao curso)
A nota mínima de aprovação em qualquer módulo e no trabalho de conclusão de curso é 7,0 (sete).